Dia dos Avós por Marcela Levy

Dia dos Avós por Marcela Levy

Jul 26, 2025

Sou advogada, mãe de gêmeos, escritora e criadora do perfil no Instagram @mae_le_pra_mim. Literatura infantil é minha grande paixão e criei o perfil para reunir os livros que mais gostamos de ler. Há livros ilustrados incríveis que celebram os laços entre avós e netos e o amor indescritível que atravessa as gerações. Em homenagem ao dia dos avós, aqui estão 5 livros repletos de afeto que exploram a relação entre avós e netos.

 

1. Nossos domingos

Autora: Véronique Kirchhoff

Ilustrador: Luciano Lozano

Editora: WMF Martins Fontes

Meus filhos amam escutar dos avós histórias sobre suas infâncias e juventudes. E esse livro é exatamente sobre isso. O pequeno Nicolau adora passar os finais de semana na casa da avó, com seus passeios no parque nas manhãs de domingo. É quando ela gosta de abrir sua caixinha de lembranças, como ela diz. Tudo o que eles veem, tocam e sentem parece levá-los a outros tempos, acontecimentos, lembranças. No virar de páginas, o nosso protagonista percebe que as pessoas e os momentos importantes ficam sempre conosco.


2. Toda David Grossman

Ilustradora: Maya Shleifer

Editora: Companhia das Letrinhas

“Vovô, o que você tem no rosto?” Essa pergunta é o começo de uma linda conversa entre o avô Amnon e o neto Iotan sobre a vida. Um menino curioso que pergunta ao avô o que são suas rugas, observando atentamente cada detalhe das linhas marcadas pelo tempo em seu rosto. Mas o que deixa o garoto realmente fascinado são as histórias que as rugas carregam. São tantas memórias...felizes, tristes, boas, ruins, especiais…inesquecíveis. As ilustrações são belíssimas e o livro me tocou muito, por ser uma celebração do passar do tempo e da beleza do envelhecimento.

3. O pai da mamãe

Autora: Cristiana Gomes

Ilustrador: Odilon Moraes

Editora: Caixote

Sou absolutamente apaixonada por esse livro, que dei de presente para o meu pai assim que meus filhos nasceram. “Vovô, a mamãe falou que o pai dela tinha cabelo marrom”. É assim que uma menina começa a conversa com o avô durante um dia na praia e conta a ele memórias compartilhadas pela mãe: as características físicas e o trabalho do pai, o que o deixava bravo e os aprendizados que teve com ele. O avô, que ouve interessado as histórias, acompanha o momento em que a neta faz uma importante descoberta: será o vovô o pai da mamãe? Um livro delicioso sobre o passar do tempo, as diferentes gerações, a beleza da relação avô-neta. 

4. O passarinho da vovó

Autor e ilustrador: Benji Davies

Editora: Salamandra

Leo vai passar o verão na casa da sua avó, em uma pequena ilha. Mas a vovó tem hábitos estranhos (cozinha sopa com algas, passa a tarde praticando yoga e usa dentadura) e não tem tempo para ele. Até o dia em que Leo sai para explorar a ilha e uma forte tempestade faz tudo mudar. Um livro que virou favorito dos meus filhos na primeira lida, onde o autor nos mostra com muita sensibilidade como os relacionamentos têm de ser cultivados. 


5. O jardim da minha Baba

Autor: Jordan Scott

Ilustrador: Sydney Smith

Editora: Pequena Zahar

Este livro explora as imagens, os sons e os cheiros experimentados por um menino que passa as manhãs com sua avó. Ele visita sua “Baba” todos os dias e a encontra em sua casa, abarrotada de ingredientes do jardim. Num segundo momento, Baba se muda para a casa da família, quando não pode mais morar sozinha. Agora é o neto quem leva o café da manhã para ela, numa linda troca de papéis. Um livro que com muita poesia fala sobre como a comunicação vai além das palavras faladas e que explora temas como pobreza, perda e as mudanças que experimentamos ao final da vida.



More articles