O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem um dos cenários mais originais do planeta, com suas dunas branquíssimas que contrastam com os vários tons de azul e verde de suas lagoas.
Em estudo recente da revista Bounce, levando em conta posts em redes sociais, avaliações de viajantes e buscas do Google, o destino foi eleito o segundo parque nacional mais bonito do mundo, ficando apenas atrás do Kruger Park, na África do Sul. E para completar toda sua majestade, em julho de 2024, ele foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.
"Com cenários de tirar o fôlego, águas cristalinas e vistas apaixonantes, temos certeza de que essa é uma das experiências de viagem mais imperdíveis de nosso país. E para a estadia nesta região tão amada do Maranhão, selecionamos uma experiência única e cheia de autenticidade."
OIÁ: a conexão com o que é essencial
Na cidade de Santo Amaro, distante 250 quilômetros da capital maranhense São Luís, um novo conceito de hospedagem foi inaugurado valorizando a cultura local e respeitando os cenários naturais. Dessa forma, nasceu a hospedaria contemporânea brasileira OIÁ Casa Lençóis.
Com uma estrutura que preza pela privacidade, a propriedade tem apenas seis suítes que podem ser locadas separadamente ou em esquema buy out, com toda a propriedade reservada para famílias ou grupo de amigos. A casa principal possui área de convivência comum formada por sala e um grande terraço e, na parte superior, uma suíte de 26 metros quadrados. Perto da casa, dois outros bangalôs trazem duas suítes de 31 metros quadrados cada. Um novo bangalô, com mais duas suítes, será inaugurado neste ano.
O projeto é assinado pelo escritório da designer e diretora criativa da marca, Marina Linhares, que optou como premissa respeitar ao máximo as características da construção local, trazendo objetos carregados de regionalismo e peças contemporâneas assinadas por nomes como Neca Abrantes e Lídia Lisboa.
Gastronomia e sustentabilidade
Em OIÁ tudo está incluído na hospedagem: desde passeios privativos até experiências gastronômicas full board, que incluem café da manhã, almoço e jantar. Valorizando a veia regional, a proposta é trabalhar com ingredientes do Maranhão e estimular a produção dos fornecedores locais, levando em consideração o espírito sofisticado da gastronomia.
O menu inclui pratos como pescada amarela no vapor com crosta de milho ao molho de cogumelos e castanhas de caju, e o Camarão da Malásia, pescado nos rios e lagoas da região e servido com arroz de coco fresco. A carta de drinques também reflete o ecletismo e a autenticidade dos aromas da culinária maranhense com opções como a Caipitica de Caju, preparada com aguardente feita a partir da mandioca e caju tirado direto dos cajueiros da propriedade.
Para completar, em sua concepção a OIÁ Casa Lençóis se utiliza de práticas sustentáveis, como fontes de energia renovável, promoção da gestão adequada de resíduos em todas as instalações, e o desenvolvimento da economia familiar local. Além disso, o empreendimento também valoriza a cultura tradicional, priorizando os produtores regionais em sua cadeia de fornecedores e contratação, e capacitando os residentes para compor a equipe.
Conheça as viagens significativas e personalizadas com a Teresa Perez: teresaperez.com.br.
Comments (0)
There are no comments for this article. Be the first one to leave a message!