Um tesouro nem-tão-escondido-assim no sul da Itália, a região da Puglia é conhecida por suas praias deslumbrantes, rica cultura, história fascinante e gastronomia primorosa.
Nossa diretora criativa, Maria Helena, esteve por lá no início do verão no hemisfério norte e, aproveitando tudo o que o local tem a oferecer, ela viveu o Modus-MH em sua plenitude, como não podia deixar de ser.
"Seja bem vindo ao salto da bota! Uma região que ainda conserva suas características, personalidade e simplicidade. Diferente de muitos outros destinos de verão na europa, a Puglia ainda está protegida da ostentação, glamour e, sobretudo, do que eu considero o fenômeno da "pasteurização"! Se você espera beach clubs com guardanapos voadores, remixes duvidosos e pastas com azeite trufado, este não é o lugar. Aqui impera o verdadeiro dolce far niente. Pode descansar o look, o reels, as preocupações. Pegue o book, estenda a canga na praia ou na gruta e curta o verdadeiro dolce far niente. A vida boa de verdade".
- Maria Helena
Sendo Bari a capital da região, a Puglia possui outras tantas cidades que ela indica dar um pulo, que são: Lecce, Alberobello, Fasano, Mattera, Otranto, Ostuni, Polignano Al Mare, Monopoli e Salento, cidade no extremo sul e banhada pelos dois mares (Adriático e Jônico) que é considerada as "Maldivas" da Puglia.
"A culinária é um dos pontos fortes da região: não há nenhum refinamento, mas são ricos em frutos do mar frescos e produtos da terra, para um inesquecível antepasto. A Puglia está entre os maiores produtores de azeite do mundo e é lá também que foi inventada a deliciosa Burrata, inclusive você pode encontrar vários lugares para ver o processo de preparação".
- Maria Helena.
Mesmo sendo adepta do "vive depois posta", ela não escapou do bombardeio de pedidos de dicas e referências desse lugar mágico. Depois de muito pensar em como não acabar de vez com sua T' (apelido carinhoso para sua tendinite que não a permite escrever tanto quanto gostaria), resolveu matar muitas das curiosidades de seus leitores em uma live e, aqui, compilamos todas as "dicas-MH: edição Puglia" que saíram dessa magnífica troca com vocês.
"Separei algumas dicas, mas tenho pra mim que é preciso uma pesquisa individual para descobrir os lugares pelo próprio olhar também e, sobretudo, de acordo com os próprios gostos! Não dar todas as dicas é de certa forma estimular você a descobrir a sua própria Puglia, aquela que agrada os seus gostos e não só o da Maria Helena".
- MH
Mas antes, alguns adendos:
- MH ficou 7 dias, mas recomenda ficar 10 para conhecer tudo com calma
- Uma dica importante é dividir as estadias ao menos entre uma cidade no norte (Ostuni ou Fasano) e outra no sul (Lecce) da região. Como é tudo um pouco distante, ir e voltar para um único lugar pode ser cansativo demais - inclusive organize-se para alugar um carro durante a estadia
- Outra dica importante: se você gosta de se alimentar, planeje-se para almoçar em restaurantes entre 12h e 15h, depois disso você ficará sem opções para almoço ou, então, leve um lanche na bolsa
- "Masseria" são antigas fazendas que foram transformadas em hospedagens sofisticadas, uma ótima opção de estadia para quem gosta de um turismo mais rural e contato com a natureza
- Faça um passeio de barco em cada um dos mares, você não vai se arrepender!
- Melhor praia: Sant'Andrea (no sul da região)
- A melhor refeição do mundo todo na Puglia foi no Il Pinnacolo. A massa com molho de pistache vale o Selo Cleópatra e + 5 estrelinhas
- Melhor sorvete: Gelateria Romana, em Lecce. De comer de olhinhos fechados.
"Pegue o book, estenda a canga na praia ou na gruta e curta o verdadeiro dolce far niente. A vida boa de verdade".
- Maria Helena
Dito isso, vamos às indicações:
Para o descanso da Rainha
Em Fasano:
- Masseria Calderis
- Borgo Egnazia: esse hotel tem seu próprio Beach Club para quem gosta desse tipo de atividade
Para agradar os olhos
"A região da Puglia é grande! Compreende diversas cidadezinhas, espere vilarejos milenares forrados de mármore, ruínas greco romanas, igrejas revestidas em mosaico, cidades brancas encravadas em colinas, outras debruçadas em falésias, grutas, praias de areia fina e água a la Maldivas, praias de pedra". - MH.
Alguns desses sights, além de sugerir passeios despretensiosos por entre as ruelas das cidades para se sentir como um local, estão aqui:
- Grota Della Poesia
- Praia Sant'Andrea
- Grota Castellana
- Torre De L'Orso
Para comer
Em Bari:
Apesar de não ter conhecido Bari, a Rainha do Nilo recebeu as indicações abaixo de pessoas que confia a sua fome! E são poucas os seres humanos que conquistam esse nível de confiança:
- BIANCOFIORE: Cozinha tradicional da Puglia
- U’ CURDUNN: Culinária típica da Puglia
- OSTERIA DEL PORTO: Peixes frescos e bem temperados
Dentro dos hotéis, todos excelentes para um bom jantar
- MASSERIA TORRE MAIZZA
- MASSERIA SAN DOMENICO
- BORGO EGNAZIA (caro!)
Em Ostuni:
A cidade branca de influência grega, fica cravada em uma colina e é o melhor lugar para quem quer se sentir como em Mykonos, mas sem "a maldade", como diria a Cleópatra.
- TAVERNA DELLA GELOSIA: Comida e atmosfera excelente
- OSTERIA DEL TEMPO PERSO: Cozinha tradicional em uma gruta
- LIDO BOSCO VERDE: Excelentes frutos do mar - verificar se está aberto
- RISTORANTE PORTA NOVA
Em Alberobello:
Cidade onde a arquitetura diferenciada dos famosos Trullis com seus telhados cônicos chama a atenção dos turistas. A cidade é pequena e turística, uma graça! É patrimônio histórico desde 1996.
- IL POETA CONTADINO: Excelente cozinha italiana. Vale a pena.
- SALEBLU RESTAURANT: No hotel La Peschiera, da Small Luxury Hotel
- IL PINNACOLO: O melhor de todos!!!!!!! Mas atenção: chegue cedo ou faça reserva porque parece que não é só MH que acha isso!
Em Polignano a Mare:
A mais turística das cidades, tudo é bem cheio - inclusive as praias -, mas vale a pena conhecer.
- GROTTA PALAZZEZE: Gruta natural com vista maravilhosa do mar. Toda fama do lugar está na vista, vale tomar um drink para conhecer! Bem caro.
- DONNA GINA: Frutos do mar em bela gruta
Em Lecce:
Conhecida como a Florença da Puglia, é uma cidade mais jovem, universitária. Se você estiver procurando algo mais agitado, esse é o lugar para estar.
-TORMARESCA VINO E CUCINA
- CORTE DEI PANDOLFI: Cozinha italiana tradicional
- TRATTORIA IL RIFUGIO DELLA BUONA STELLA: Restaurante de comida caseira, simples, mas saboroso
- TRATTORIA LE ZIE: Cantina simples e gostosa
Em Otranto:
É uma cidade "fortificada", como se fosse um forte protegendo a vila da invasão pelo mar, e dizem que é habitada desde o tempo paleolítico.
- RISTORANTE LALTROBAFFO: Belíssima comida italiana
- LILITH: Marcar de almoçar no Restaurante Lilith e pedir mesa do lado de fora no campo
Para brindar a vida: os vinhos da região
Pietrabianca – chardonnay da Puglia produzido por Tormaresca (Antinori)
- Primitivo Salento Rosso
- Notarpanaro Salento Rosso
- Salento Passito Le Ricordanze – branco doce
- Fatalone Bianco primitivo
- Garbino Moscato seco
- Salento Rosato Scaloti
Esperamos que essa lista ajude no seu futuro roteiro para a Puglia e que você possa viver dias incríveis por lá também!
Editado por Bruna Medina.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!