Leituras de Carnaval por Marcela Levy

Leituras de Carnaval por Marcela Levy

Feb 28, 2025

Sou advogada, mãe de gêmeos, escritora e criadora do perfil no Instagram @mae_le_pra_mim. Literatura infantil é minha grande paixão e criei o perfil para reunir os livros que mais gostamos de ler. Adoro escolher leituras que fazem paralelos com o que estamos vivendo e a seleção que faço para Savoir nesta semana não poderia ser de outro tema. Nesta coluna, 5 livros que celebram vários aspectos da mais bonita festa brasileira: o Carnaval.

 

 1. Fevereiro

Autora e ilustradora: Carol Fernandes

Editora: Caixote

Este livro é uma preciosidade. É fevereiro: nesse mês, a casa do menino protagonista se transforma. Pouco a pouco, vamos conhecendo os preparativos que se dão ao seu redor. Fevereiro anuncia as arrumações de um dos blocos mais importantes da Bahia, o Filhos de Ghandy. A curiosidade, a descoberta, os sabores, os cheiros e as cores…tudo vai se revelando no virar de páginas. Um livro poesia, com ilustrações obra de arte, dedicado ao mestre Gilberto Gil e que celebra de forma tocante a beleza das tradições. 

 

 

 2. O baiacu que adorava fantasias 

Autores: Banda Fera Neném

Ilustrador: Rômolo D’Hipólito

Editora: Brinque-book

O texto deste livro é uma canção deliciosa da Banda Fera Neném. Cansado de ser baiacu, o peixinho está provando fantasias. Com lantejoulas e fitinhas, rabo de tule e muito brilho, ele vai ser pirarucu, tucunaré, guaiamum e até sereia. Os animais ao seu redor não gostam da brincadeira e o criticam. O baiacu fica envergonhado, bravo, aborrecido e começa a inchar, inchar e inchar, até…não vou dar spoilers, só contar que este livro cheio de brasilidades é ricamente ilustrado e nos convida a nos libertarmos e sermos quem quisermos ser. 

 

 

3. Os ibejis e o carnaval 

Autora: Helena Theodoro

Ilustradora: Luciana Justiniani Hees 

Editora: Pallas 

Uma avó adora contar histórias para seus dois netos “Ibejis” (nome africano para gêmeos): Neinho e Lalá. Desde que eram bebês, a dupla é muito curiosa e o que eles querem saber hoje é sobre a celebração do Carnaval. No virar de páginas, vamos aprendendo junto com as crianças sobre as influências africanas nas diferentes formas de brincar o Carnaval, por meio de escolas de samba, em blocos afros da Bahia, bloquinhos do Rio de Janeiro e afoxés. Conhecemos o mestre sala e a porta-bandeira e muitos outros detalhes sobre a mais bonita festa brasileira. Amo a frase da avó ao final do livro: “Dançar é entrar em contato com o cosmos, com Deus”.

 

 

 4. O segredo da oncinha 

Autora: Ana Maria Machado 

Ilustradora: Elisabeth Teixeira 

Editora: Global

Ana Maria Machado dispensa comentários. Nesse clássico da adorada autora, todos os bichos se preparavam para o Carnaval. A mata toda se enfeitava, as baterias ensaiavam, os sambistas sambavam. Mas na toca da dona onça havia muita tristeza, pois Afonsinha, a oncinha, não podia ir à festa. A família não tinha dinheiro para a fantasia…e ir sem fantasia seria humilhante, segundo o pai. Muito triste, Afonsinha resolve se afastar da floresta para não ouvir a música animada que não a deixava dormir. A pequena onça se afasta tanto que chega à cidade, onde as pessoas também estão comemorando o Carnaval. E onde uma grande surpresa aguarda nossa protagonista!

 

 

 5. Dona Ivone Lara e o sonho de sambar e encantar

Autor: Jacques Fux

Ilustradora: Flávia Borges 

Editora: Companhia das Letrinhas

A biografia ilustrada (e bem-humorada!) da eterna dama do samba brasileiro: dona Ivone Lara. A incrível trajetória da nossa protagonista se inicia com um contato musical desde a infância, passa pela carreira de mais de trinta anos na área da saúde e culmina com o reconhecimento na música como cantora e compositora. Quebrando barreiras e superando preconceitos, dona Ivone Lara foi a primeira mulher a assinar a composição de um samba-enredo. Vamos conhecer a vida, a arte e os sonhos da sambista que marcou a história artística de nosso país com sua voz brilhante, inconfundível e inesquecível. 

 



Mais artigos