Programas para os pequenos em São Paulo

Programas para os pequenos em São Paulo

20 de fev. de 2026

Marcela Levy - advogada, mãe de gêmeos, criadora do perfil no Instagram @mae_le_pra_mim .

 

o Paulo tem programa para todos os gostos e idades. No meio do concreto, a cidade guarda muitas joias para serem exploradas com os pequenos. Aqui, alguns dos lugares favoritos dos meus filhos. 

 

 

Começando pela Avenida Paulista e o icônico MASP, famoso por seu vão livre monumental e por um acervo extraordinário de arte que atravessa séculos 

 

Meus filhos sempre amaram o museu por causa do “Lina – aventuras de uma arquiteta”, da Pequena Zahar, um livro que homenageia o legado e à originalidade de Lina Bo Bardi, um dos maiores nomes da arquitetura mundial e responsável pelo projeto do museu. E agora temos o novo prédio do MASP, o Edifício Pietro Mari Bardi, com importantes exposições. Adoro comprar cartões postais das obras mais conhecidas e propor às crianças uma brincadeira de procure e ache nos espaços do museu.  

 

 

Ali pertinho, temos o Instituto Moreira Salles. O prédio é lindo, as exposições costumam ser acessíveis e sempre há algo que conversa com o olhar curioso das crianças. E o melhor: dá para almoçar no delicioso Balaio IMS, que fica no próprio prédio. Depois, um tempo no espaço com as esculturas de Richard Serra  aquele aço monumental vira cenário perfeito para um pique-esconde.  

 

Ainda na Paulista, o Itaú Cultural tem uma exposição permanente – Brasiliana – que é um encanto, uma porta para apresentar a história brasileira às crianças.  

 

 

Já a livraria Martins Fontes Paulista é praticamente uma instituição paulistana  sempre saímos com muitos livros debaixo do braço. 

 

 

E ali na região também fica a Casa Bradesco, que costuma ter exposições incríveis e um espaço amplo onde meus filhos amam brincar. A livraria do espaço tem livros de arte belíssimos, além de romances e uma ótima seleção infantil. Tem sorvete delicioso e, para completar, a Sala Alí  um espaço dedicado à infância, com exposições lúdicas, ateliês criativos e uma área de leitura com curadoria linda da Casa Cosmos. Aliás, a própria Casa Cosmos, na Vila Madalena, é parada obrigatória: além do espaço encantador, tem um café delicioso que convida a ficar. 

 

 

 

Indo para o Centro na região do Edifício Copan, amamos almoçar no Dona Onça  um clássico paulista  seguido de sorvete na Tem Umami e visita à linda livraria Megafauna. É aquele roteiro que mistura cultura, boa comida e histórias.  

 

Ainda no Centro, a Pinacoteca de São Paulo é simplesmente indispensável. O prédio é belíssimo e o acervo sempre uma porta para conversas relevantes com as crianças. Já o Farol Santander quase sempre tem exposições imersivas que são um deleite para os olhos  muitas vezes com foco no público infantil. 

 

Outra dobradinha querida é o Sesc Pompeia, com exposições importantes em um espaço maravilhoso (também da Lina Bo Bardi), seguido de visita à Livraria Miúda, que tem uma curadoria excepcional para a infância. 

 

 

Para uma tarde de chuva com muita brincadeira, o Museu da Imaginação é garantia de energia bem gasta e risadas altas. E last but not least, para um dia bonito, nada como o Parque Ibirapuera: passeio de bicicleta, piquenique improvisado e aquela sensação boa de infância ao ar livre. 



Mais artigos