A África é cheia de destinos vibrantes e que fazem nosso coração bater mais forte, principalmente quando o assunto é safári. Visitar o “continente mãe” é sempre uma oportunidade de desvendar os mistérios do cotidiano selvagem e enaltecer a celebração da vida. Pensando nisso, selecionamos três países imperdíveis para quem busca aventuras e experiências inesquecíveis. Veja abaixo o highlight de cada um deles:
Botsuana
No Delta do Okavango, que abriga uma imensidão selvagem ao seu redor, a grande aventura começa em um safári feito de mokoro, uma tradicional canoa estreita utilizada nas águas rasas das planícies alagadas, ou ainda através de helicóptero ou barco. Leões, hipopótamos, crocodilos, elefantes e muitos outros animais podem ser avistados diariamente próximo ao delta e sua experiência pelas águas será diferente da feita por terra, justamente por reservar surpresas e cenários que só podem ser presenciados a bordo de uma canoa. Sobrevoar os mais de mil quilômetros pelos quais o rio Okavango se estende também reserva emoções, quando seus incontáveis canais se mostram como verdadeiras veias pulsantes.

Crédito da foto: crbellette/iStock
Quênia
Chamado de Berço da Humanidade por muitos antropólogos, as extensas savanas do país proporcionam safáris inesquecíveis, com ricos parques naturais e excelentes game drivers. E quando o assunto é mundo selvagem, na Reserva Nacional Masai Mara, será possível ver de perto a Grande Migração, um dos maiores espetáculos do planeta e que está na lista dos viajantes mais ávidos. Seja por terra, ou pelo alto em passeios de balão que saem toda manhã, você sentirá o chão vibrar enquanto os mamíferos correm em manadas e será impossível não se emocionar. Gnus, zebras, antílopes, gazelas e girafas formam o grupo que ultrapassa um milhão de animais e percorrem um trajeto que vai do Quênia à Tanzânia, e depois fazem o caminho inverso. Durante a aventura há muitos desafios e os integrantes se unem para driblar predadores, como hienas e crocodilos.

Crédito da foto: sarievanrooyen/iStock
África do Sul
O Kruger National Park é um imenso santuário, que abriga uma das maiores diversidades de vida selvagem do Hemisfério Sul e mais espécies do que qualquer outra reserva do continente. Por lá, os famosos Big Five (leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo) podem ser avistados durante todo o ano e uma boa pedida é se hospedar em lodges com terraço e vista panorâmica. Além de ir dormir ao som de leões e hipopótamos, também é comum acordar com a visita desses “vizinhos” em acomodações que ficam no coração da savana. Essa é uma excelente aposta para quem quer se aventurar em seu primeiro safári, além de ser incrível durante o ano inteiro.
Crédito da foto: FernandoQuevedo/iStock
Namíbia
O deserto de Sossusvlei, localizado no Parque Namib-Naukluft, tem uma das belezas mais exóticas da África, com safáris voltados para a apreciação de suas paisagens quase intocadas, perfeitas para roteiros fotográficos. É fácil se perder entre seu mar de areias vermelhas, que formam dunas de quase 300 metros de altura, um verdadeiro deleite sensorial. Bem próximo, está Deadvlei, onde é possível fazer passeios de balão ao amanhecer e presenciar uma paisagem hipnotizante, ou ainda desvendar a formação única através de helicóptero, passeios de 4x4, bicicletas ou quadriciclos.

